- Área: 300 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Derek Swalwell
-
Fabricantes: Artedomus, Big River Group, Intergrain, Maximum, Sculptform
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nos arredores de praia de Blairgowrie, na Península Mornington, esta residência apresenta-se como uma combinação robusta, tátil e refinada de concreto e madeira bruta. Com privacidade e presença discreta, abraça a paisagem costeira antes de se abrir através de conexões perfeitas para o jardim.
A residência foi inicialmente projetada para um casal jovem, com planos de curto prazo para formar uma família maior, mas com a exigência de uma casa que pudesse servir também como uma residência de veraneio. O planejamento espacial é projetado para criar flexibilidade, isso permite que os usuários estejam nas partes principais da casa a maior parte do tempo, mas prevê também um crescimento familiar iminente ou o seu uso como casa de férias multi-geracional através da separação da segunda ala.
Ela proporciona aos seus habitantes um santuário através da sua atmosfera descontraída e privacidade, e ganha calidez através do uso extensivo de madeiras, complementando a força e o carácter tátil das paredes de concreto construídas in situ. O projeto incentiva os habitantes a se conectarem com os espaços ao ar livre por meio de orientação planejada de forma inteligente e extensos vidros para o quintal voltado ao norte.
A residência e as suas formas construídas em camadas assentam-se harmoniosamente nas ruas tranquilas deste ambiente praiano, proporcionando simultaneamente privacidade e segurança flexíveis. As formas concretas ousadas criam um pano de fundo em branco para a reintegração da paisagem indígena, já que o regulamento anti-incêndios florestais desencadeou um requisito para que a maioria da vegetação fosse removida. A orientação e o layout do local foram ditados pelo desejo de abraçar princípios solares passivos desde o início. Conexões fortes de dentro para fora são aprimoradas através de ligações contínuas de material e elementos de vidro bem considerados.